Portal Rádio Fonte Viva | Eusébio Ceará

Quarta-feira, 19 de Marco de 2025

BRASIL

Carnaval do Rio terá 26 mil agentes de segurança

No Sambódromo do Rio, a Polícia Militar terá seis torres de observação, 51 viaturas, duas unidades de controle de distúrbios do Batalhão de Choque, videomonitoramento com reconhecimento facial,

Portal Fonte Viva
Por Portal Fonte Viva
Carnaval do Rio terá 26 mil agentes de segurança
© Tomaz Silva/Agência Brasil
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O carnaval de rua do estado do Rio de Janeiro e os desfiles no Sambódromo e na Avenida Intendente Magalhães terão 26 mil policiais militares, civis, agentes do Segurança Presente e bombeiros para as ações de segurança.

Somente a Polícia Militar terá 12.550 agentes, 450 a mais que no ano passado. A Polícia Civil contará com 3,5 mil homens em todo o estado. Segundo o Corpo de Bombeiros, 10 mil militares estarão de prontidão.

No Sambódromo, a Polícia Militar terá seis torres de observação, 51 viaturas, duas unidades de controle de distúrbios do Batalhão de Choque, videomonitoramento com reconhecimento facial, drones e um centro integrado de comando e controle móvel.

Publicidade

Leia Também:

Nos blocos espalhados pelo centro e pela zona sul do Rio, haverá revista com detector de metais nas estações de Metrô em Copacabana, Ipanema e no Leblon. Nos megablocos do centro haverá patrulhamento por drones, pontos de interceptação e revista com detectores de metais e seis torres de observação.

“Todo o emprego da tecnologia disponível hoje, o CICC Móvel, câmeras com reconhecimento facial, integração entre várias câmeras particulares e públicas, principalmente da prefeitura, toda essa ferramenta [estará] voltada para a segurança pública”, disse o secretário de Segurança Pública, Victor Santos, durante entrevista sobre a operação para o carnaval. Este ano, a folia será nos dias 1º, 2, 3 e 4 de março.

Recursos humanos

Segundo o secretário de Polícia Militar, coronel Marcelo de Menezes, foi necessário este ano um esforço de gestão de recursos humanos maior pelo fato de se ter um dia a mais de desfiles na Marquês de Sapucaí e de ter havido aumento de 9% no total de blocos - são 40 agremiações a mais este ano.

Com relação ao combate à violência contra a mulher, a PM terá 49 equipes diariamente nas patrulhas Maria da Penha em todo o estado intervindo em casos de assédio e violência.

A Secretaria Estadual da Mulher lançou a campanha Não é Não! Respeite a Decisão. Ela divulgará o aplicativo Rede Mulher e capacitará mais de 260 agentes dos municípios do estado do Rio para aplicar o protocolo Não é Não.

Turismo

A Companhia de Turismo do Estado do Rio (TurisRio) prevê que a taxa de ocupação hoteleira chegue a 85% na capital e 90% no interior. Os foliões vão gerar uma movimentação financeira de R$ 5 bilhões na capital. O Aeroporto Internacional do Rio projeta receber 674 mil passageiros entre 25 de fevereiro e 10 de março, 23% a mais do que no ano passado. Os turistas estrangeiros vêm principalmente da Argentina, do Chile e dos Estados Unidos.

Lei Seca

Cem agentes de fiscalização vão atuar entre 28 de fevereiro e 9 de março na Operação Verão a partir do horário pós-praia nos principais pontos de saída das praias e na operação noturna em pontos de grande concentração de bares e eventos.

No Sambódromo, todos os motoristas de carros alegóricos serão testados 30 minutos antes de cada desfile entre 28 de fevereiro e 4 de março e no Desfile das Campeãs, no dia 8 de março.

FONTE/CRÉDITOS: Ana Cristina Campos – Repórter a Agência Brasil
Comentários:

/Dê sua opinião

Como você se prepara espiritualmente para a Páscoa?

Rádio Fonte Viva
Rádio Fonte Viva

Nossas notícias no celular

Receba as notícias do Rádio Fonte Viva no seu app favorito de mensagens.

Whatsapp
Entrar
Rádio Fonte Viva
Rádio Fonte Viva

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!