Parceiros locais da Portas Abertas e famílias cristãs estão em busca de novidades sobre as meninas sequestradas na Nigéria
Várias meninas da escola Government Girls Comprehensive Secondary School em Maga foram sequestradas, no estado de Kebbi, Nigéria. O incidente aconteceu por volta das 4h da manhã no horário local, entre as vítimas havia meninas cristãs.
De acordo com um comunicado divulgado pelas forças policiais da Nigéria, “um grupo de bandidos invadiu a escola, disparando aleatoriamente com armas sofisticadas. As unidades táticas da polícia entraram em confronto armado, mas o grupo já havia escalado o muro e sequestrado 25 estudantes. Hassan Makuku foi morto a tiros, enquanto Ali Shehu sofreu um ferimento na mão direita”, diz parte do comunicado.
Sequestros se intensificam na Nigéria
Segundo fontes locais da Portas Abertas, não há um número preciso de meninas cristãs entre as sequestradas. O que se sabe é que as meninas foram levadas para vegetações próximas. Até o momento, nem os pais nem a escola receberam qualquer comunicação dos sequestradores, e o motivo do ataque permanece desconhecido.
Famílias cristãs cujas filhas estudavam na escola estão em contato para confirmar se suas filhas estão seguras ou se fazem parte das vítimas, para chegar ao número exato de meninas cristãs levadas. No entanto, números preliminares indicam que esse total é maior do que o divulgado pela imprensa.
Tanto a mídia local nigeriana quanto fontes da Portas Abertas no local relatam que os sequestros têm se intensificado na região noroeste da Nigéria. Os raptos são um negócio lucrativo na Nigéria, servem como meio de empobrecer comunidades locais, tornando-as mais vulneráveis a ataques violentos e conversões forçadas.
Além disso, cristãos podem receber pedidos de resgate mais altos, forçando-os a vender terras e propriedades para pagar. Parceiros locais da Portas Abertas estão investigando o caso para compartilhar atualização sobre as meninas quando possível.
O que os cristãos na Nigéria enfrentam?
Com a crescente atenção que a Nigéria vem recebendo na mídia e nas redes sociais, muitas dúvidas surgiram sobre as causas e o impacto da violência, quem é responsável e por que os cristãos são tão afetados. O país ocupa o 7º lugar na Lista Mundial da Perseguição 2025, que classifica os 50 países onde os cristãos são mais perseguidos.
Nesta matéria, reunimos as perguntas mais comuns com respostas de fontes verificadas da Portas Abertas, trazendo informações claras e precisas para ajudar a entender o caso.
Você pode fazer a diferença
A Portas Abertas convoca comunidade global para assegurar que cristãos e outros indivíduos vulneráveis na África Subsaariana sejam tratados com dignidade e respeito por meio de: Proteção, Justiça e Restauração. O objetivo é apresentar esse apelo no fim de 2026 à União Africana, Organização das Nações Unidas (ONU), outros órgãos internacionais e governos de vários países. A organização espera reunir um milhão de assinaturas nessa ação.
Assine a petição Desperta África e quebre o silêncio pelo fim da violência na África Subsaariana. Juntos, podemos fazer a diferença para os cristãos perseguidos que vivem em meio a medo e incertezas por seguir a Jesus.

Comentários: